Alex Rocca, artista plástico e designer têxtil de Curitiba, tem sua trajetória artística marcada entre a tradição da arte manual e a busca por novas narrativas. Através de diferentes texturas e materiais, suas obras carregam significados culturais e estéticos embasados na ancestralidade afro-brasileira e em simbologias que remetem à cultura, tradição e religiões de origem africana.
Em um diálogo constante entre o passado e o presente, Rocca faz da arte têxtil seu universo criativo que se constroi a partir de pesquisas e experimentações. O fio, principal matéria-prima de suas peças, se incorpora aos tecidos de algodão, ao rami, sisal, malhas e outros suportes como o cobre, a madeira, pedras e latão.
A forma única que o artista conduz os fios, em um processo de intuição e precisão técnica, tem o levado a importantes espaços de arte no Brasil e em outros países como Rússia e Itália. A partir da versatilidade e da pluralidade de ideias, Alex tece narrativas poéticas por meio de seus conhecimentos adquiridos na direção de arte para cinema e publicidade, cenografia e design de interiores.
As cores se tornam elementos fundamentais na transposição dos conceitos em trabalhos têxteis, esculturas, tapeçarias e peças únicas, capazes de transformar ambientes em refúgios de acolhimento e bem-estar. O uso consciente de tonalidades em diferentes formas e texturas, transforma sentimentos em arte, materializando o que é intangível.
Por ser um dos principais pilares de suas obras, o artista plástico explora uma paleta diversa para dar às peças uma função maior que a decorativa, transformando-as em experiências sensoriais. Rocca utiliza o poder das cores para construir atmosferas e criar conexões com a natureza e o ambiente ao redor.
As formas em suas peças são pensadas para criar movimento e equilíbrio. Ao explorar formas geométricas e orgânicas, cria-se composições que brincam com a simetria e a assimetria. As curvas suaves evocam uma sensação de fluidez, enquanto as linhas mais rígidas e marcantes introduzem ritmo e estrutura. Com isso, o observador é convidado a percorrer visualmente cada detalhe.
Essa relação equilibrada ou propositalmente contrastante entre ideias, conceitos e materiais é uma marca do seu trabalho, que tem conquistado destaque na arte e arquitetura. Enquanto designer, dentre outros projetos, Alex Rocca incorporou seus conhecimentos em estampas e desenhos para a Coleção Somos Arte, da Renner, um projeto anual que convida artistas brasileiros a estamparem uma coleção cápsula.
Ao longo dos anos, Alex marcou presença na cena da arte têxtil brasileira, participando de exposições e colaborando com projetos que reconhecem o valor dessa forma de expressão artística. Ao combinar tradição e inovação, Alex Rocca reimagina o uso dos materiais e técnicas têxteis como uma arte que continua a se reinventar e a surpreender, demonstrando sua importância na contemporaneidade.
Exposições Individuais
2024, SP-ARTE, lançamento Série Altar. Pavilhão da Bienal. São Paulo - SP.
2023, Exposição Ôda 2023, lançamento Série Herança. Museu Oscar Niemeyer. Curitiba - PR.
2023, SP-ARTE, lançamento Série Manto. Pavilhão da Bienal. São Paulo - SP.
2022, SP-ARTE, lançamento Coleção Pele. Pavilhão da Bienal. São Paulo - SP.
2021, SP-ARTE, lançamento Coleção Vazios. Online. São Paulo - SP.
Exposições Coletivas
2024, Exposição “tecendo (HORIZONTES)”. Galeria Tato. São Paulo - SP.
2023, Exposição “The Collective”. THE HOUSE OF ARTS. Miami - FL.
2022, Exposição “Chormatica”. THE HOUSE OF ARTS. Miami - FL.
2022, ArPA+MADE, lançamento Coleção Líquens. Estádio Pacaembú. São Paulo - SP.
2021, Exposição ‘Asas nos pés’, Galeria Janaína Torres. São Paulo - SP.
2021, Exposição ‘Oriente - Ocidente: Histórias do Tecer’. Curadoria Ana Carolina Ralston. Galeria de Arte André. São Paulo - SP.
2021, Exposição ‘Aura em matéria’. Galeria Casa Aura. São Paulo - SP.